<< Back

This job listing is no longer active.
Please use our Environment Jobs Search to find current vacancies.

Title

Conservation Practitioner - Santarém

Posted
Reference 11231  (Please mention Stopdodo/Environment Jobs in your application)
Sectors Terrestrial / Aquatic Ecology & Conservation
Location Brazil (Central) - America South
Type Fixed Term and Permanent Roles
Status Full Time
Level Mid Level
Deadline 31/07/2009
Company Name The Nature Conservancy
Contact Name
Website Further Details / Applications
The Nature Conservancy logo
Directory Entry : The mission of The Nature Conservancy is to preserve the plants, animals and natural communities that represent the diversity of life on Earth by protecting the lands and waters they need to survive.
Also Listing:
Description
A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão “Proteger as plantas, os animais e os ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida na Terra, conservando as terras e águas de que necessitam para sobreviver.” A TNC conta com mais de um milhão de membros, e até o momento já ajudou a proteger cerca de 50 milhões de hectares de terras, 10.000 quilômetros de rios e implementa mais de 100 projetos em ecosistemas marinhos em mais de 30 paises, nos cinco continentes, e nos mais diversos habitats. A abordagem científica e não-confrotacional, para a enfrentar os desafios da conservação são principal chave do sucesso no cumprimento da nossa missão. A filosofia da TNC é trabalhar com cada grupo ou ator relevante envolvidos em quaisquer decisão relacionada à conservação efetiva da Biodiversidade. No Brasil a TNC esta presente desde 1988, e mantem programas nos principais Biomas: Amazônia, Cerrado e Floresta Atlântica. Desenvolve ações de conservação em parceria com organizações não-governamentais, e instituições governamentais federais, estaduais e municipais, e diversas empresas do setor privado.
O Programa de Conservação da Amazônia, através da sua estratégia em Terras Privadas, em articulação com diversos setores agropecuários e em parceria com empresas do agronegócio, busca-se estímular a implementação de práticas agropecuárias sustentáveis e a definição de critérios de responsabilidade socio-ambiental, para compatibilizar desenvolvimento econômico com conservação efetiva da biodiversidade. Parte das estratégias de conservação em terras privadas está diretamente relacionada aos processos de regularização e a adequação ambiental dos imóveis rurais com base na legislação vigente. Através do planejamento estratégico das áreas de reserva legal (RL) e de proteção permanente (APP), nos imóveis rurais, e a recuperação das áreas degradadas, pretende-se desenvolver o conceito de “Paisagens Funcionais Produtivas,” visando a sua conectividade, por meio de corredores ecológicos com os remanescentes florestais, e as áreas protegidas, e desta forma, potencializar a contribuição das áreas privadas para a conservação da paisagem e garantir a funcionalidade dos ecosistemas naturais.
Atualmente, em parceria com as Prefeituras Municipais de Santarém e Belterra, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará, o Sindicato Rural de Santarém, a Cargill Agricola S. A., a Cargill Foundation, a Embaixada do Reino Unido e diversos parceiros locais a TNC desenvolve o projeto “Soja Responsável na Amazônia,” que tem como principal objetivo, promover a regularização e o licenciamento ambiental da produção agropecuária na região de Santarém e municípios do entorno; e propor alternativas para compatibilizar o desenvolvimento agropecuário, com a preservação do meio ambiente.
Entre as atribuições da TNC nesta parceria, está previsto brindar assistência técnica, aos produtores participantes no projeto, no georreferenciamento de imóveis e no encaminhamento dos processos para Cadastramento Ambiental Rural, bem como, identificar mecanismos para a regularização dos passivos de reserva legal, e orientar as ações de recuperação das áreas degradadas, prioritariamente de APPs, e construir um sistema de monitoramento da cobertura vegetal (RL e APP) dos imóveis rurais, para subsidiar o Sistema de Licenciamento e Monitoramento Ambiental do Estado.
O assistente de Conservação será responsável pela execução, acompanhamento e assessoramento técnico de atividades relacionadas ao projeto, tais como: atualizar a base de dados georreferenciado dos municípios de Santarém e Belterra e municípios do entorno; atualizar o cadastro e informações relacionadas ao georreferenciamento dos imóveis rurais participantes do projeto; atualizar os relatórios análiticos do diagnóstico ambiental (RL e APP) dos imóveis rurais; implementar e acompanhar ações para recuperação de áreas degradadas (APPs); apoiar a elaboração de estudo sobre oportunidades ambientais e econômicas de regularização dos passivos de reservas legais (incluindo a compensação extra propriedade); acompanhar e orientar consultores e equipe da TNC na avaliação ecológica e da situação fundiária de imóveis rurais e das áreas potenciais para compensação; ajudar a elaborar proposta para implementação de um programa de boas práticas agrícolas; acompanhar a implementação dos termos de cooperação com os municipios conveniados; e fomentar o desenvolvimento de um programa de certificação da produção agrícola na região.
POSITION SUMMARY
? Diagnosticar problemas decorrentes da execução do projeto e identificar soluções criativas.
? Coordenar e operacionalizar atividades de campo e de escritório, estabelecendo e cumprindo os prazos e a responsabilidades do planejamento acordado
? Consultar supervisor para desenvolver planos para solução de problemas fora do comum ou complexos.
? No escopo das suas responsabilidades tomar decisões operacionais baseadas em análise, experiência e julgamento próprio, mantendo informado sobre os encaminhamentos realizados.
? No escopo das articulações institucionais com os parceiros de caráter não operacional do projeto, relatar as condições e situações identificadas, manifestando juízo próprio das condições levantadas, e relatando ao seu supervisor para tomada de decisão sobre os impactos sobre o projeto e mecanismos de resolução.
? A responsabilidade financeira possa incluir a gestão de orçamentos para executar Projetos, negociando e contratando fornecedores, e ajudando o desenvolvimento de orçamentos
? Assegurar que o projeto esteja de acordo com as políticas e procedimentos da TNC, as exigências legais Brasileiras e as cláusulas de financiamento (doadores privados e agências bilaterais/multilaterais).
ESSENTIAL FUNCTIONS
? Gerenciamento de dados sobre conservação; participação no planejamento de paisagens, desenvolvimento de projetos, e atuar como contato primário de parceiros e outros atores envolvidos nos projetos da região de atuação do programa;
? Coordenar atividades de  georreferenciamento de imóveis rurais e atualizar informações cadastrais de imóveis rurais, quando acordado com os parceiros, e compilar e organizar documentação necessária para processos de CAR e análise da situação fundiária e geração de relatórios da situação ambiental, para fins de monitoramento;
? Elaborar diagnóstico das condições trabalhistas e atividades agrícolas nas propriedades rurais para implementação de programas de boas práticas e de responsabilidade socio-ambiental dos produtores dos municipios conveniados,;
? Apoiar os estudos de avaliação ecolôgica e de indicadores de biodiversidade, inclusive da situação fundiária nas áreas identificadas como potenciais para compensação dos passivos de reserva legal dos imóveis rurais do projeto.
? Acompanhar e supervisionar (se necessário) as atividades de consultores contratados pela TNC para adequação ambiental das propriedades e o planejamento da paisagem para gestão ambiental de micro e macro bacias hidrográficas, como estratégia de conservação, fundamental para construção de corredores ecológicos de conectividade entre remanescentes florestais, áreas de APP e de Reserva Legal.
BASIC QUALIFICATIONS
? Curso de graduação em Agronomia, ,Engenharia Florestal ou Biologia, recursos naturais ou áreas afins.
? Experiência de trabalho mínima de três anos na área ambiental, manejo e restauração florestal, com enfoque em conservação da biodiversidade.
? Conhecimento da legislação ambiental, especialmente no referente ao Código Florestal, e experiência em processos de licenciamento ambiental de imóveis rurais, nos Estados da Amazônia,.
? Conhecimento dos municipios e áreas abrangidos pelo projeto será uma vantagem,
? Experiência prévia em trabalhos que envolvam órgãos estaduais e municipais de meio ambiente.
? Conhecimento de ferramentas de sensoriamento remoto, bases cartográficas e mapeamento de propriedades rurais, habilidade no uso de softwares de Sistemas de Informações Geográficas e de GPS.
? Capacidade de concluir tarefas independentemente, dentro dos prazos estabelecidos; e planejar, administrar e registrar resultados de reuniões e atividades de grupos de trabalho.
? Capacidade de coordenar informações sobre projetos vindas de várias fontes e parceiros de forma a alimentar bases de dados e gerar relatórios.
? Capacidade de gerenciar conflitos entre parceiros, instituições locais e outros atores relevantes ao bom desenvolvimento do projeto.
? Familiaridade no uso do Microsoft Office e seus aplicativos; e experiência na utilização de bases de dados para registro de dados e preparação de relatórios.
? Sólida habilidade administrativa, inclusive atenção a detalhes e habilidade com números.
? Possuir carteira de habilitação e estar disponível para viagens na região de atuação do projeto, na maior parte do tempo de trabalho.
ADDITIONAL JOB INFORMATION
? Trabalhar com e comunicar-se profissionalmente com uma ampla gama de pessoas provenientes de diferentes contextos culturais, profissionais e econômicos, para implementar o projeto.
? Experiência com a redação de relatórios e pareceres técnicos no escopo dos trabalhos a serem desenvolvidos.
? Sólidas habilidades de comunicação e apresentação.
? Sensibilidade para atuar como assessor junto às organizações parceiras.
? Capacidade para trabalhar independentemente e como membro de uma equipe.
HOW TO APPLY
Please submit resume and cover letter as one document.
All sections of online application must be completed (e.g. work experience and education, even if information is included in resume) to be considered for a position.
Add to My Account
<< Back